top of page

LABORATÓRIOS CRIATIVOS

FORMAÇÃO + WORKSHOP

ONLINE ou PRESENCIAL

+ DOSSIER SÍNTESE

Este workshop foi pensado para todos aqueles que querem renovar as suas ferramentas criativas no trabalho com públicos ou com a sua equipa, com sugestões práticas para o online e formas de as adaptar ao presencial, com referências, pontos de partida, faíscas, para que cada um possa construir e adaptar os conteúdos que vão ser trabalhados à sua própria realidade.

Neste workshop entregamo-nos à experimentação livre, aberta, e despojada. Experimentamos ser alunos, crianças, não ter vergonha, trabalhar à distância, ver e fazer de mil formas - para abrir portas, janelas e horizontes, engrenar a vontade e o pensamento divergente, abrir os olhos e os ouvidos ao que o nosso público nos dá, para que a criação e a educação possam ser orgânicas.
 

Procuramos o caos, ou pelo menos o caos aparente, para que seja possível repensar e ver outras formas de ser. 

Gostavam de saber quando será a próxima edição? 

Juntem-se à newsletter

Obrigado pelo envio!

Professores, facilitadores e mediadores culturais, artistas, bibliotecários, educadores, coordenadores de equipa e curiosos no geral.

Gostavam de ter uma formação, online ou presencial, desenhada à medida da vossa equipa?

Partilhar e trabalhar juntos
Partilhar e trabalhar juntos
01:32
Reproduzir vídeo
De onde surgiu a ideia
02:29
Reproduzir vídeo
O que esperar?
02:15
Reproduzir vídeo

Irene Cortesão Costa, Professora Adjunta ESEPF
 

Nas aulas à distância, os desafios que se levantam são enormes, sobretudo quando se trata de aulas da área artística, em que os contactos, a vivências, as emoções e as sensações, são materiais de trabalho constante.

O workshop dinamizado pelo Frenesim no Zoom foi, neste contexto, uma verdadeira surpresa: conseguiram criar um clima de proximidade, de interação de expressão de ideias e sensações, de criatividade, de diversão e de muita energia.

Participante da 1ª Edição do Workshop Formação de Laboratórios Criativos
 

1º Módulo
FERRAMENTAS, ESTRATÉGIAS, DINÂMICAS

> Experimentação prática de exercícios, quebra-gelo, e desbloqueadores de grupo e de um para um.

> A criatividade e o pensamento divergente na dinamização de projeto ou de aulas.

> A tradução das artes - reflexo no ensino especializado e em qualquer grau de ensino não artístico

> O potencial do trabalho à distância e das tecnologias.

> Afinal, que “truques” existem que potenciam a aproximação dos grupos?

> Início da imersão em criação colectiva.

2º Módulo
LABORATÓRIOS CRIATIVOS
- BREVE EXPERIÊNCIA

> Escrita criativa e automática

> Soundscape - paisagens sonoras

> Improvisação e composição colectiva

> Missões criativas inspiradas em referências artística nacionais e internacionais

> A ponte comunicante  entre o online e o presencial

> A adaptabilidade das propostas aos diferentes meios e públicos - 1ª infância | 6 a 14 anos | 15 ao infinito (contexto escolar e não escolar)

> Da prática à teoria - a importância dos registos

> Reflexão e fundamentação pedagógica e artística

Esta experiência foi mesmo importante. O contato com novas abordagens é sempre essencial para alargarmos as nossas ideias, para termos certezas que existem vários caminhos por onde seguir. Aprender e vivenciar é das melhores experiências que podemos ter, são as mais enriquecedoras. A abordagens multidisciplinar é muito completa e extremamente importante para quem está numa fase de desenvolvimento. Quero repetir!

Participante do Workshop Formação de Laboratórios Criativos
 

O Frenesim seria uma mais valia na formação certificada para professores de todos os níveis e tipos de ensino, uma vez que se trata de uma equipa que têm um domínio técnico-didático invulgar não apenas da área artística mas do ponto de vista pedagógico. No atual contexto legislativo e social, este tipo de formação é imprescindível e pertinente

bottom of page